Etsal inicia Curso Técnico em Análises Clínicas

DivulgaçãoA ETSAL – Escola Técnica de Saúde Profª Valéria Hora iniciou, na tarde desta sexta-feira, 11/09/2009, as aulas do curso técnico em Análises Clínicas.

O curso de Análises Clínicas tem como objetivo profissionalizar Técnicos em Análises Clínicas, através do processo de formação por itinerário com vistas à habilitação Técnica, e que atuem nos serviços públicos de saúde na área de Análises clínicas sem a devida formação profissional.

” Pretendemos elevar a qualidade do serviço prestado à população, proporcionando o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais do Técnico em análises Clínicas ,e ainda, capacitar instrutores para atuarem no processo de formação do Técnico em Análises Clínicas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) “, informa Tânia Kátia de Araújo, diretora de ensino do Curso de Análises Clínicas.

Fonte: Tecnologia da informação – ETSAL
11/09/2009 – 15:00

Sobre o Curso:

[tab: TURMAS]

02 turmas de 30 alunos, perfazendo um total de 60 técnicos em análises clínicas. Os alunos serão dos Municípios do interior do estado que estão executando as atividades nos laboratórios públicos.

[tab:CARGA HORÁRIA]

O Curso Constará de 1400 horas, sendo 1200 de concentração e 200 horas de dispersão e serão dividas em três módulos, conforme sua discrição a seguir: Módulo l – Contextualização e Organização o cuidar da Saúde, com carga horária de 280 horas, Módulo ll – Qualificação para os serviços Básicos de Análises Clínicas, com carga horária de 480 horas, sendo 80 horas de dispersão e no Módulo lll – Habilitação Técnica em Análise Clínicas, carga horária de 640 horas sendo 120 horas de dispersão.

[tab:METODO DE ENSINO]

A organização curricular se dará de forma de atender às competências a serem adquiridas. Será utilizada a pedagogia da Problematização, já adotada pela Escola em todos os seus cursos.

[tab:AVALIAÇÃO DO ALUNO]

A concepção de aprendizagem adotada pela escola entende que o aluno aprende pela construção progressiva da própria prática ativa na sau vida, desde que existam estímulos para que este sinta a necessidade de procurar respostas e então desenvolver suas habilidades cognitivas.

O aluno aprende a partir de sucessivas aproximações à estrutura do conhecimento e estas aproximacões são alcançadas pela aplicação ativa de esquemas de assimilação de que dispõe e a partir de sua percepção social inicial. A aprendizagem não se processa em determinado momento, como abrir e fechar dos olhos requer um tempo no qual o sugeito investigue ativamente, aplicando suas formas de conhecer e aproximando-se cada vez mais da matriz do assunto, em um processo de idas e vindas de reflexãoe ação.

[tab:AVALIAÇÃO DO CURSO]

O curso será avaliado em termos quantitativos através do cumprimento da meta estabelecida e do grau desatisfação dos atores envolvidos durente o processo alunos, instrutores, gestores e coordenadores, afim de corrigir possíveis dificuldades encontradas, visando sempre uma melhor qualidade de ensino/aprendizagem.

A avaliação se dará mesalmente através das supervisões realizadas pelos coordenadores pedagógicos, os quais emitirão relatórios de cada turma com as condições encontradas nos cursos. Durante a supervisão são avaliados: estruturas logística, a docência, o processo de aprendizagem do aluno.