Governador Teotonio Vilela Filho visitou, nesta sexta-feira(22), a Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal)

Governador destacou a necessidade de visitar órgãos do Estado, uma vez que a proximidade facilita a compreensão dos conceitos e das dificuldades enfrentadas por cada setor.

O governador Teotonio Vilela Filho visitou, nesta sexta-feira(22), a Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal), vinculada a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). A visita serviu para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Etsal, e ver de perto a realidade de trabalho dos funcionários da casa. Teotonio Vilela assistiu uma apresentação do diretor da escola, professor Adailton Isnal, e em seguida conheceu as instalações da unidade.

Durante o encontro, o governador defendeu a importância de capacitar profissionais da saúde, em virtude da carência existente no setor, além de melhorar o convívio social. Teotonio destacou ainda a necessidade de visitar órgãos do Estado, uma vez que a proximidade com o funcionalismo facilita a compreensão dos conceitos e das dificuldades de cada setor. “Quando estamos próximos, nos apropriamos melhor dos problemas e com isso podemos resolvê-los mais depressa”, disse.

O reitor da Uncisal, André Falcão, agradeceu a visita do governador e falou dos resultados do modo de trabalho implementado pelo governo do Estado. “Seu trabalho tem surtido grandes resultados. O equilíbrio das contas do Estado, a agilidade que acelera trâmites burocráticos tem facilitado o desenvolvimento dos nossos trabalhos, de modo que esse governo está fazendo a diferença”, ressaltou.

De acordo com Adailton Isnal, a Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal) atende aos 102 municípios alagoanos capacitando diversos profissionais da saúde através de turmas descentralizadas que formam profissionais do setor.

Segundo o professor, são formados agentes comunitários de saúde, acompanhantes de idosos, auxiliares de dentistas e técnicos de enfermagem. “O nosso diferencial é que não são os alunos que vêm até nós, somos nós que vamos em busca dos alunos”, adiantou.

“A escola leva capacitação para pessoas que atuam neste segmento e que, no entanto, não tiveram formação”, explicou Isnal. A Etsal envolve 3.023 docentes capacitados pedagogicamente, sendo 750 especializados em docência. “Só temos professores capacitados e é por isso que os nossos cursos tem qualidade”, frisou.

Ao finalizar a visita, o governador agendou para a tarde desta sexta-feira, uma reunião com o reitor André Falcão, e o secretário de Estado da Saúde, Hebert Mota, a fim de tratar de assuntos relacionados à Uncisal.

Fonte: Agência Alagoas – AL
22/05/2009 – 14:05