Alunos apresentam seminário final do curso de Agente Comunitário de Saúde em Penedo

Mais uma turma do curso de Agente Comunitário de Saúde (ACS) da Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Etsal/Uncisal) foi concluída no dia 19 de janeiro. Os alunos encerraram suas atividades com a participação no Seminário Final do curso, que aconteceu no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindspem), em Penedo.

A turma, composta por 37 alunos, foi dividida em quatro grupos de apresentações. Os temas abordados foram “Processo Saúde x Doença”, “Sistema Único de Saúde”, “Estratégias de Saúde da Família” e “Participando da Dinâmica Comunitária”. Por meio da dramatização, apresentação de paródias e criação de uma rádio novela chamada “Saúde para você”, os alunos deram o tom mais lúdico e dinâmico ao seminário. Também teve a apresentação da música “Vida do ACS”, uma adaptação da canção “A vida do Viajante”, do saudoso Luiz Gonzaga.

Para a coordenadora pedagógica do curso de ACS, Eva Sousa, “a Etsal/Uncisal vem cumprindo o seu papel na implantação da Política Nacional da Educação Permanente em Saúde quando eleva a escolaridade dos trabalhadores e o perfil de desempenho profissional de cada um”, afirma.

O evento contou com a presença dos instrutores Jaqueline Brito, Adelmo Silva, Fabiana Sousa e Taciana Farias. Representando a gestão da Etsal/Uncisal estavam presentes, a professora Elzira Figueiredo, e a coordenadora pedagógica do curso de ACS, a professora Eva Sousa.

A Etsal/Uncisal parabeniza e agradece todos os alunos por terem alcançado os objetivos do curso de Agente Comunitário de Saúde (ACS).