Membros da Cipa Etsal/Uncisal participam de treinamento

Por João Paulo Alves

Na manhã desta quarta (18), servidores eleitos para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Etsal/Uncisal) participaram do 1º Curso de Treinamento para os membros da Cipa, com o objetivo capacitar os participantes para prevenção de acidentes e doenças decorrentes do ambiente de trabalho.

O curso é uma iniciativa do Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador da Uncisal (Naisst). A primeira aula foi realizada hoje, das 8h às 13h, no miniauditório Emil Burihan, localizado no prédio-sede da Reitoria, campus Governador Lamenha Filho, no Trapiche.

Para a coordenadora do Naisst, Diany Ibrahim, é a primeira vez que a Uncisal implementa uma Cipa na instituição. “Nossa necessidade para implementação dessas comissões é tão grande que agora temos oito Cipas integradas na Uncisal, com oito membros cada uma, e a partir desta iniciativa, vamos estar bem próximos do trabalhador que terá mais voz ao identificar riscos e vulnerabilidades nas unidades em que desempenham suas funções”, esclarece.

A implementação das Cipas na Uncisal segue o que dispõe a Norma Regulamentar nº 5, do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como a Portaria da Uncisal nº 289/2016, que regulamenta a composição e o funcionamento deste tipo de comissão na instituição.

O Curso de Treinamento para os membros da Cipa da Uncisal é obrigatório. Está dividido em quatro encontros (18/01; 25/01; 31/01 e 08/02), totalizando 40h de aulas. Ao final do curso, os servidores estarão aptos a atuarem de forma estratégica e sistemática nas Cipas das unidades as quais desempenham suas atribuições.

Os membros da Cipa da Etsal/Uncisal são:

Fabrício Carvalho (presidente/Gestão);

Jailton Alves (vice/eleito);

João Paulo Alves (titular/eleito);

Carlos Cavalcante (Gestão), Adailton Isnal (Gestão), Gerlaine Firmino (Gestão), Irisdalva Canuto (Gestão) e Maria José do Carmo (Gestão).

Saiba mais! Confira:

Norma Regulamentar nº 5;

Portaria da Uncisal nº 289/2016.