Escola Técnica de Saúde é referência em ensino profissionalizante

????????????????????????????????????Considerada referência na formação profissionalizante, a Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (ETSAL) é uma unidade de ensino vinculada à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) que atende a servidores públicos municipais e estaduais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

A história da instituição teve início há 64 anos, com a criação da chamada Escola de Enfermagem de Alagoas, em abril de 1952. À época, era ofertado para a comunidade em geral apenas o curso de auxiliar de enfermagem.

Com o crescimento da demanda por profissionais qualificados e a necessidade de cursos técnicos, o Estado criou o Centro Formador de Recursos Humanos para a Saúde Doutor Waldir Arcoverde, que oferecia cursos técnicos de enfermagem e de patologia clínica e atuava de forma paralela à Escola.

A união das instituições, em 2004, fez nascer a Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (ETSAL) e ampliou o alcance de ações, tornando-a a única instituição pública gratuita voltada à capacitação dos profissionais do SUS.

A ampliação de campo de atuação para os 102 Municípios do Estado, com 88 turmas do curso de complementação Técnico em Enfermagem e 39 turmas no curso Técnico em Saúde Bucal, fez com que a instituição ultrapassasse, em 2016, a marca de 4 mil profissionais capacitados.

A ETSAL oferece, atualmente, cursos de Agente Comunitário de Saúde, Qualificação de Agentes de Combate às Endemias, Atualização em Sala de Vacina, Técnico em Hemoterapia, Técnico em Radiologia e Técnico de Vigilância em Saúde.

“Os cursos atendem as demandas de Maceió e de outros 62 Municípios alagoanos, que precisam qualificar seus servidores da saúde, para melhorar o atendimento da sociedade pelo SUS”, explica Janaína Andrade Duarte, diretora da ETSAL.