Ações de educação: ETSAL abre nova turma de Agente Comunitário de Saúde

Ricardo Lima

penedoA Escola Técnica de Saúde professora Valeria Hora, ETSAL, realizou na quarta-feira, 1º de junho, as matriculas da oitava turma de agentes Comunitarios de Saúde, na cidade de Penedo distante 167 Km da capital Maceió.

A ação faz parte da segunda etapa do projeto de formação inicial do agente comunitário de saúde que está sendo financiada com as sobras dos recursos da primeira concluída em 2007 e atenderá aos servidores inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam nas cidades de Penedo e Piaçabuçu.

“Depois do levantamento da demanda feito com ajuda do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, COSEMES, na seleção dos alunos damos prioridade para os que são concursados, depois os que são contratados e depois, se as vagas não forem preenchidas abrimos para os prestadores de serviço”, explicou a professora Eva Farias, coordenadora pedagógica do curso.

O curso tem carga horária de 400 horas e terá 20 turmas distribuídas em 20 cidades polos atendendo cerca de 60 Municípios. Essa parceria é realizada a partir da manifestação do interesse do gestor municipal, que oferece infra-estrutura básica como a sala de aula, acesso às instituições de saúde como campo de aulas práticas e
transporte para os instrutores.

“Nosso objetivo é contemplar os municípios que não participaram da formação anterior”, afirmou Janaína Andrade Duarte diretora da ETSAL.

Além de responsável pela formação dos instrutores que ministram as aulas, a ETSAL oferece todo o material didático, acompanhamento sistemático do curso e uma ajuda de custo de R$ 70,00 para cada aluno.

penedo3 penedo2