Ação da Escola Valéria Hora capacita 900 enfermeiros em 102 municípios

Ricardo Lima

sala de vacina (1)As ações de saúde promovidas pela Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal), unidade de ensino da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) estão presentes em todo o território alagoano. No curso de Atualização em Sala de Vacinas, que está presente em 102 municípios,  até o final do ano serão capacitados 900 enfermeiros.  Esses profissionais irão agir como multiplicadores junto à equipe de técnicos de enfermagem de suas cidades, transmitindo os novos referenciais de como vacinar crianças, adultos e idosos.

Segundo Janaína Andrade Duarte, diretora da Etsal,  “essa capacitação de cinco semanas trata todo o ciclo de cuidados em sala de vacina, desde a chegada da vacina na unidade de saúde, a importância da conservação na temperatura adequada e medidas de biossegurança”.

Como participar

Para participar desse curso os enfermeiros devem ser servidores da saúde no município e ter efetuado credenciamento para um banco de dados aberto pela Uncisal, através dos editais 002/2015 e 009/2015 UNCISAL/ETSAL.

“Após o credenciamento um grupo de professores da Escola levanta o perfil desses profissionais e é solicitada a presença deles para uma capacitação pedagógica e uma específica em sala de vacina, em seguida, essas pessoas são preparadas para serem multiplicadores em seus municípios”, explicou Ivani de Holanda Torres, coordenadora regional do curso.

A coordenadora ressaltou ainda haver uma demanda enviada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Consems), por mais capacitações além das 30 turmas já contempladas. A Etsal já está buscando, junto ao Ministério da Saúde, uma prorrogação do projeto para atender à demanda.

“Os recursos vem do governo federal através do Ministério da Saúde (MS) mas existe a parceria com o Estado e os Municípios atendidos. O MS entra com o recurso financeiro para pagar os professores e seguro dos alunos, o Estado com a liberação do profissional e fornecimento do transporte e os Municípios liberam seus profissionais naquele dia dos trabalhos e nos oferecem um local ideal para as aulas”, concluiu Ivani Holanda.

sala de vacina (2)