Servidores da Etsal/Uncisal participam de palestra sobre câncer de próstata

Por João Paulo Alves

Servidores da Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Etsal/Uncisal) participaram de uma palestra sobre câncer de próstata, com enfoque na campanha nacional “Novembro Azul”, realizada na última quarta (14), no Campus Professora Valéria Hora. Vale destacar e agradecer a participação expressiva das mulheres no encontro.

O palestrante e professor, Wellington Monteiro, iniciou a apresentação com conceito de saúde definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além de destacar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Política Nacional de Saúde do Homem, criada em 2009 pelo Ministério da Saúde.

Na sequência, foi abordada a campanha nacional de combate ao câncer de próstata “Novembro Azul” com objetivo principal de “quebrar” o preconceito masculino de ir ao médico e realizar o exame de toque retal quando necessário.

Após apresentar dados estatísticos, sinais e sintomas do câncer de próstata e seu tratamento, o palestrante destacou a importância do homem em buscar, de forma regular, os serviços de saúde (conforme preconiza a Política de Saúde do Homem) com o objetivo de ser atendido nas suas necessidades enquanto promoção e prevenção para sua saúde.

A palestra terminou com o incentivo de bons hábitos alimentares, o não uso de bebidas alcoólicas como também a necessidade do home de realizar exercícios físicos para a prevenção não só de câncer, mas de outras doenças em geral que podem comprometer a saúde masculina.14