ETSAL apresenta trabalhos no VI CACUN

Por: Ricardo Lima

whatsapp-image-2016-10-07-at-17-02-08-1A Escola Técnica de Saúde da Uncisal Professora Valeria Hora, Etsal, participou de forma inédita na quinta-feira (6) de setembro do VI Congresso Acadêmico da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, VI CACUN.

O Painel de trabalhos foi apresentado sob o tema principal Ética nas Ações de Saúde nos Municípios Alagoanos: Interface com a educação. Na ocasião foram apresentados 5 trabalhos baseados nas atividades de dispersão (práticas) desenvolvidas pelos estudantes dos cursos de agente de endemias, agente comunitário de saúde, sala de vacina e vigilância em saúde.

“Nossa proposta pedagógica baseia-se na formação prévia do aluno a partir de seu ensino aprendizado e vivência profissional”, afirmou o professor Wellington Monteiro, durante a introdução dos trabalhos.

O Painel reuniu mais de 200 participantes entre professores, instrutores e alunos dos cursos técnicos das turmas de 18 municípios alagoanos, que pela primeira vez tiveram a oportunidade de
conhecer as práticas realizadas por cada turma em sua cidade.

Para a Diretora Geral da ETSAL, Janaina Duarte, estar no VI CACUN “Foi uma grande oportunidade de apresentar nossas experiências pedagógicas e suas diferentes perspectivas em torno do tema ética na saúde. A partir de tudo o que foi apresentado pelos painelistas, como as atividades de sala de aula, que se transformaram em projetos e propostas executadas em suas atividades no campo da saúde, mostramos os desdobramentos que representam o “quadrilátero da Educação Permanente em Saúde”, que é a integração ensino – serviço- comunidade- gestão.”

Reconhecimento

O presidente do VI CACUN professor Célio Fernando de Sousa Rodrigues, agradeceu a presença da ETSAL no evento e ressaltou a importância de fazer parcerias, que fortaleçam ainda mais o evento. “Pela primeira vez tivemos a participação maciça da ETSAL, que é a única escola pública de ensino técnico de Alagoas e é com muita alegria, que pudemos fazer a união de técnicos de saúde de todo o Estado com o curso superior. Convidamos vocês para ampliar esse congresso e espero que voltem nos próximos anos. A Uncisal está à disposição para firmar parcerias com a área de saúde de todos os municípios”.

whatsapp-image-2016-10-07-at-17-02-08