Segunda etapa da capacitação concluída

Professores e instrutores do Curso Técnico em Radiologia preparam-se para iniciar as aulas no final de outubro

Por: Ricardo Lima

Coordenadora do Curso Técnico em Radiologia Waleska Pereira

A Escola Técnica de Saúde da Uncisal professora Valéria Hora, ETSAL, realizou de 22 a 24 de setembro a segunda etapa da capacitação pedagógica específica dos professores do Curso Técnico em Radiologia. Participaram 20 professores e instrutores das áreas de concentração (ensino teórico) e dispersão (ensino prático).

Segundo a professora Waleska Maria de Souza Pereira, Coordenadora Geral do Curso Técnico em Radiologia da ETSAL, essa segunda etapa de capacitação é importante porque, “Estamos estudando o mapa conceitual, onde temos que desvincular do estudo convencional e trazer para a metodologia ativa, que é a da Escola, cujo  enfoque é como aluno vai aprender a olhar o paciente como um todo”.

O curso Técnico em Radiologia está previsto para iniciar no final de outubro com uma aula inaugural a ser realizada no auditório do prédio sede da ETSAL. Participarão desse curso cerca de 60 profissionais do ensino médio, que vão realizar a capacitação técnica nos hospitais Hélvio Auto e HGE, futuros campos de estágio.

Para Abraão Ferreira, professor do Curso Técnico em Radiologia, “A metodologia é bem diferente da tradicional, aqui o foco é o aluno que já tem a vivência na área da saúde já vem com uma base, isso permite trabalhar e estimular a problemática para desenvolver o conhecimento e saber lidar com os problemas de gestão, da falta de recurso, saber como atuar nas dificuldades. A expectativa é contribuir com esse desafio e fazer com que o aluno seja o protagonista do conhecimento”.