Ação desenvolvida durante curso de Qualificação de Agentes de Combate às Endemias será implantada em Maceió

Na tarde desta quinta (16), alunas do curso de Qualificação de Agentes de Combates às Endemias se reuniram na Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de ciências da Saúde de Alagoas (Etsal/Uncisal) para compartilhar experiências positivas que desenvolveram durante as atividades de planejamento estratégico-situacional no final do curso.

O trabalho de conclusão do curso da agente de Combate às Endemias do município de Maceió, Lanúsia Lima, será implantado na cidade com o objetivo de diminuir a ocorrência de casos de dengue no bairro do Pinheiro. “O curso de Qualificação de Agentes de Combate às Endemias da Etsal/Uncisal foi fundamental para o desenvolvimento crítico e o aprendizado de uma visão mais estratégica do trabalho que já desenvolvemos na cidade. Fizemos um mapeamento da região onde vamos atuar no bairro do Pinheiro e agora o projeto já está começando a ser colocado em prática para que possamos diminuir os casos de dengue naquela localidade com estratégia”, diz.

Para aluna e, também agente de Combate às Endemias de Maceió, Erivânia Santos, “o curso de qualificação da Etsal/Uncisal nos mostrou uma perspectiva de integração dos trabalhos dos agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias numa visão multidisciplinar”, esclarece.

A coordenadora do curso de Qualificação de Agentes de Combate às Endemias, professora Linda Brito, parabeniza todos os alunos das doze turmas formadas pela Etsal/Uncisal até o momento e esclarece que o agente de Combate às Endemias é um profissional cujo a atuação permeia tanto a Vigilância em Saúde quanto à Atenção Primária em Saúde. “O grande diferencial do nosso curso é que criamos perspectivas de atuação entre a teoria e prática profissional com foco no desenvolvimento da liderança, educação e comunicação”, declara.

Participaram da reunião a coordenadora do curso de Qualificação de Agentes de Combate às Endemias, professora Linda Brito, e as agentes de combate às endemias do município de Maceió, Adeílda Silva, Ruthnea Silveira, Erivânia Santos, Lanúsia Lima e Dayse Lopes.