A ETSAL forma técnicos em Hemoterapia que atuam na rede de sangue e hemoderivados de Alagoas

Objetivo é suprir carência do mercado de profissionais capacitados

Por: Ricardo Lima

doar-sangueApós 10 anos de espera, a Escola Técnica de Saúde de Alagoas Professora Valéria Hora (ETSAL) realiza o Curso Técnico de Hemoterapia. As aulas acontecem às sextas e sábados, de 8h às 12h e de 13h às 17h, na sede da ETSAL, em Maceió, e na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca.

O curso gratuito é financiado pelo Ministério da Saúde e, de acordo com orientação do Ministério da Educação (MEC), tem carga horária de 1.620 horas, sendo 1.200 horas de concentração (teoria) e 420 horas de dispersão (prática).

Segundo a coordenadora geral do curso, Patrícia Costa Alves Pinto, a habilitação técnica de nível médio em Hemoterapia se tornou prioridade na política nacional de saúde. “A carência de formação específica e a escassez de ofertas deste curso configura um dos maiores problemas na captação de profissionais”, explica.

QUEM PODE PARTICIPAR?

O público-alvo é formado por trabalhadores de nível médio, inseridos nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), que atuam na rede de sangue e hemoderivados nas cidades de Maceió, Penedo, Coruripe, Palmeira dos Índios, União dos Palmares e Arapiraca.

A ATIVIDADE

Os profissionais técnicos em Hemoterapia são preparados para realizar a captação, triagem clínica, epidemiológica e sorológica dos interessados em doar sangue, além de realizar coleta, processamento, controle, armazenamento, expedição e transfusão de sangue, provas sorológicas e imunohematológicas.

Turma Maceió

Aula turma Maceió 5  Aula turma Maceió