Curso qualificará mais de 1.900 agentes de combate a endemias

Atividades foram iniciadas nesta sexta-feira (1º) e vai qualificar 1.980 agentes nos 102 municípios alagoanos

Ricardo Lima

IMG-20160630-WA0022

O Curso de Qualificação de Agentes de Combate a Endemias da Escola Técnica de Saúde Valéria Hora (ETSAL), unidade de ensino da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), iniciou suas atividades em 1º julho e vai qualificar 1980 agentes nos 102 municípios alagoanos. O curso de 400h e duração de 6 meses será dividido em 55 turmas sediadas em cidades-polo, com até 36 alunos por turma.

A proposta do curso é desenvolver a necessidade de uma visão integral na atenção à saúde dos indivíduos e comunidades de seus municípios e fortalecer, através de planejamento e organização do serviço de controle de endemias, as ações da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária à Saúde.

Segundo Linda Brito Pereira de Brito, coordenadora geral do curso, “o primeiro bloco de 14 turmas atingirá 19 municípios, sendo 13 polos e 5 satélites: Teotonio Vilela, Campo Alegre, Anadia (com Boca da Mata), São Miguel dos Campos, Maceió (com duas turmas), Craíbas, Palmeira dos Índios (com Estrela de Alagoas), São Sebastião, Matriz de Camaragibe (com Porto Calvo), Maragogi (com Japaratinga), Piaçabuçu (com Feliz Deserto), Marechal Deodoro e Jequiá da Praia (com Roteiro)”.

A coordenadora Linda Brito disse, ainda, que esse curso é financiado com recursos do Ministério da Saúde e tem a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado Cosems), responsável pelo levantamento das demandas municipais.

Quem pode participar

Os alunos do curso são profissionais contratados pelo SUS em seus municípios, que estão atuando diretamente com o controle de endemias e tem ensino fundamental completo.

Para participar do curso é preciso que a Secretaria Municipal de Saúde contate o Consems a fim de apresentar a demanda de seu município à ETSAL para que possa ser incluída no cronograma de abertura das turmas.

IMG-20160630-WA0014