Rede de escolas técnicas lança em Brasília projeto de cursos de formação

Cursos terão 152.500 vagas com atividades presenciais e a distancia

Por: Ricardo Lima

Colaboração: Direção da ETSAL

IMG-20160719-WA0008Foi realizada em Brasília nos dias 7 e 8 de julho a Oficina Nacional da Rede de Escolas Técnicas do SUS, que reuniu representantes das 40 escolas para tratar de questões sobre o fortalecimento das instituições e planejar propostas formativas até 2018.

Durante o evento Mel Bonfim, representante do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, Icict/Fiocruz, falou sobre o Qualitec, nome provisório do projeto que pretende ofertar 152.500 vagas em cursos de formação inicial e continuada entre os anos 2016 e 2018.

Na ocasião do evento participaram Janaína Duarte, Diretora Geral Escola Técnica de Saúde da Uncisal, Etsal, e Rudja Abreu, Coordenadora Pedagógica do Curso de Vigilância em Saúde da ETSAL, que confirmaram ser o projeto Qualitec  de grande importância para o desenvolvimento das atividades educacionais da escola técnica, por ter como foco os eixos temáticos de acolhimento em saúde, segurança do paciente, vigilância em saúde e saúde mental.

Segundo Janaína Duarte, “O objetivo da proposta é desenvolver infraestrutura, metodologias e módulos educacionais em áreas prioritárias do SUS, contemplando atividades presenciais e a distancia tendo o suporte do AVA-SUS (Ambiente virtual de Aprendizagem do SUS)”.

Também participaram do encontro o Ministério da Educação, MEC, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na saúde, sgtes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, responsável pelo AVA-SUS e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, EPSJV/Fiocruz, que abriga a Secretaria de Comunicação da Rede de Escolas Técnicas do SUS, RET-SUS, por meio do Projeto Apoio Estratégico e Fortalecimento da Formação Técnica de Nível Médio em Saúde.

O que é AVA-SUS

O Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS, AVA-SUS, é uma plataforma de aprendizagem desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, a pedido do Ministério da Saúde, para atender cerca de 3,5 milhões de profissionais em saúde formados pelas Escolas Técnicas do SUS.